segunda-feira, 4 de julho de 2011

Trabalho Voluntário


Em nosso mundo atual, movido basicamente por recursos financeiros, o trabalho é a forma de sobrevivência. Não tem jeito. Mas há um tipo de trabalho bem diferente, e talvez o fato de não estar ligado à recompensa financeira seja a característica mais importante. Porque sem dúvida é um trabalho, exige dedicação, tempo, às vezes traz incômodos, como em qualquer trabalho.
Mas pra mim, o voluntariado é uma oportunidade de grande desprendimento, de deixar a correria diária e fazer algo sem esperar nada em troca. Nada mesmo, porque muitas pessoas dizem, e até concordo, que a gente ganha muita recompensa emocional com ele. É verdade, mas o dia-a-dia é difícil, tem problemas,exige tempo (que está cada vez mais escasso) tem tristezas, enfim, dá trabalho -não é este o nome?
Não pense que não amo o que faço. Quando estou lá, sei que é onde eu devia estar, agradeço à vida esta maravilhosa oportunidade. Mas não vejo apenas o lado 'romântico' e bonitinho, fico triste com as dores alheias, choro junto, rio junto, canto junto.... A experiência é intensa e maravilhosa, como a vida.
Talvez eu deva dizer que vou a um hospital, no setor de Oncologia Pediátrica. Muitas pessoas falam que não sabem 'como aguento' tanta tristeza. Eu vejo tristeza sim, mas também vejo alegria, esperança, vejo morte, vejo vida, tudo junto. Não dá para escolher somente uma parte, a que agrada. É preciso vivenciar o que acontece no todo. Acho que esta é a maior lição que posso aprender dessa experiência.
Às vezes fico muito triste, mas nada se compara à felicidade de ver um rostinho feliz pulando do leito do hospital para fazer a atividade que você propõe. Nestas horas eu penso como é que pode não ter uma fila imensa de pessoas na porta pedindo para serem voluntárias.

Quer saber como é?
www.parceirosvoluntarios.org.brLink

seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails