domingo, 3 de julho de 2011
Manter a casa em ordem
Fonte das três imagens:
http://www.realsimple.com
Hoje em dia vivemos muito apressados. As inúmeras tarefas em casa, no trabalho, a internet com um mundo inteiro a desvendar, a haja horas no dia para tudo!
As mulheres conquistaram a independência, postos de trabalho, mas cabe a elas na maioria das vezes as tarefas domésticas. E nossas casas já não são um exemplo de organização.Mesmo que gostemos mais das questões intelectuais, ou que não achemos tempo pra tudo, não adianta, alguém vai ter que limpar a casa cedo ou tarde!
Não acho que uma casa deva ser sempre impecável, porque uma casa assim nem parece habitada! Viver refém de uma organização absoluta é tão doentio do que viver no caos total.
Mas o caminho do meio é bom. Achar rapidamente algo quando de precisa, poder receber alguém em casa a qualquer hora sem passar vergonha, se sentir bem em casa, são boas recompensas para um pouco de organização.
Acho que o segredo é manter atitudes certas no dia-a-dia. Assim não há sobrecarga.
Vou tentar listar algumas:
1- Cada coisa tem seu lugar: se você tem o lugar certo pra tudo, sempre achará o que precisa sem perda de tempo. Aliados são caixas organizadoras, ganchos pendurados nas paredes, o valioso porta-chaves (campeã em tempo perdido procurando!), caixinhas, cestos , cabides e muito mais. É só usar a imaginação, e nem precisa gastar muito.
2- Ter arquivos:papéis são sem dúvida o que mais acumulamos hoje em dia.
- se temos muitas contas a pagar, na correria, muitas vezes não sabemos mais se foram ou não pagas na data correta. O mês passa rápido! Então, é muito interessante criar uma pasta (daquelas com saquinhos de plástico) onde você coloca as contas após pagar, separadas. Eu ainda criei uma folha na frente, onde coloco os meses e risco os que paguei. É só olhar rapidamente e saber se foi paga ou não, com comprovante à mão! Muito prático e eficiente.
- também é preciso ter uma pasta ou local para contas a pagar.
- adoro receitas, tenho muitas, em revistas, cadernos, folhetos. Juntei tudo em uma grande caixa organizadora, muito mais fácil de encontrar quando preciso. O mesmo pode ser feito com materiais de artesanato, documentos, notas fiscais, declaração de imposto de renda. Há arquivos com pastas suspensas, ótimos para documentos.
3- Ter uma agenda: além de escrever os principais compromissos e vencimento de contas, quando vejo que algum item precisa ser comprado, já coloco na folha do sábado seguinte, assim, minhas lista de compras é feita dia a dia.
4- Guardar o que raramente usa: aquilo que é raramente usado, merece um lugar bem arrumadinho, em um armário, nas partes de mais difícil acesso. Assim fica à mão o que se usa com frequência e sem bagunça.
5- Doar o que não usa: sem dúvida o que mais provoca bagunça é acúmulo de coisas.Não usou numa estação: doe. Evite os excessos. Ajudará alguém e muito mais a si mesmo, vivendo em um lugar muito melhor. Comprou roupa nova? Doe alguma peça mais antiga.
6- Deixar tarefas para depois: Começou algo, acabe. Ganhou alguma coisa nova, ache seu lugar. Protelar a finalização de tarefas gera bagunça.
7- Desapego: o melhor lugar para acumular lembranças é o coração. Faça uma limpeza periódica e se desfaça do que não tem mais sentido na sua vida atual. Joque fora o que está quebrado. A vida está em constante mudança, quer queiramos ou não.
Armário impecável!
Fonte: http://www.closetsideas.com
Área de costura. Fonte: http://www.closetsorganizerideas.com
área de serviço também pode ser organizada!
Fonte: http://www.storagesracks.com
Uma garagem com tudo em ordem.http://www.realsimple.com
Postado por
Rosana Guarese
às
15:56
Marcadores: decoração e cia, Textos e afins
technorati: decoração e cia, Textos e afins
Marcadores: decoração e cia, Textos e afins
technorati: decoração e cia, Textos e afins
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!